A ACRA – Associação dos Consumidores da Região Açores, foi fundada em Assembleia Geral constituinte realizada em 13 de Abril de 1988, na sede da UGT-Açores, então sedeada na Avenida Marginal de Ponta Delgada, entidade que, nas pessoas dos seus dirigentes, António José Gaspar da Silva e Francisco Pimentel, e com a entusiástica força que nos foi dada pela drª Odete Dourado e pelo sr. Francisco José Guedes, à altura destacados quadros do Serviço de Inspecção Económica dos Açores, teve uma intervenção decisiva na criação desta associação.
Foi, de resto, num seu Congresso, realizado em Ponta Delgada, que a UGT-A, interpretando as inquietações dos seus associados e as preocupações dos consumidores em geral – a UGT nacional já tinha, à altura, uma Secção destinada à defesa dos consumidores e editava uma publicação denominada UGT-CONSUMIDORES - fez inscrever, nas respectivas conclusões, a necessidade de ser criada, na Região, uma organização de defesa dos consumidores, em função do que a própria UGT-A se empenhou no apoio logístico e nas necessárias diligências que conduziram à realização de diversas reuniões com associados e outros elementos da sociedade local das quais resultou a aprovação de estatutos para a mesma organização e a eleição dos primeiros dirigentes, aos quais foi atribuida a missão de desenvolverem as diligências com vista à sua oficialização e consequente instalação.
Concluídas as necessárias tramitações, a ACRA foi oficialmente instituída por escritura púbica em 19 de Julho do mesmo ano, lavrada no Cartório Notarial de Ponta Delgada, perfazem-se hoje exactamente 25 anos, funcionando, desde sempre, em edifício cedido pela edilidade pontadelgadense, localizado na Rua de S. João, em pleno centro da cidade, vindo a abrir mais tarde, quando a conjugação de esforços e de boas vontades o permitiu, os Secretariados da Horta e da Angra do Heroísmo.
Depois de obtido o parecer da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a ACRA foi declarada “Instituição Privada de Utilidade Pública” por despacho do Presidente do Governo Regional dos Açores, dr. João Bosco Mota Amaral, publicado no Jornal Oficial e datado de 1 de Agosto de 1990.